Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Prefeito de Itajaí distribuirá ivermectina para combater o vírus da Covid-19

O Município de Itajaí está implantando em toda rede de saúde uma proposta de tratamento profilático ao coronavírus. O medicamento usado na cidade será a ivermectina, um antiparasitário que tem apresentado atividade antiviral contra o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19.

A intenção é oferecer o remédio como tratamento precoce a todos os moradores, para prevenir e atenuar as infecções causadas pelo coronavírus.

O governo argumenta que a medida foi baseada na experiência de algumas cidades do país e exterior, além de instituições brasileiras, como a Unimed e o Hospital da Marinha do Brasil. A indicação do medicamento também teve resultados positivos no Centro Ambulatorial de Triagem de Coronavírus do município, onde médicos observaram significativa melhora em pacientes sintomáticos tratados com o remédio.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se manifestou afirmando que esse antiparasitário é usado para tratar lombrigas e piolhos, e não há comprovação cientifica contra a Covid-19.

O medicamento é contraindicado para pacientes hipersensíveis (alérgicos) à ivermectina ou a algum dos componentes da fórmula, por pacientes com meningite ou outras afecções do Sistema Nervoso Central e por crianças com menos de 15 kg ou menores de 5 anos.