PM se joga do helicóptero para salvar criança de oito anos que estava se afogado

Por volta das 18h deste sábado (18), na praia de Itapema, a PM salvou uma criança de oito anos que estava se afogando na praia. De acordo com os relatos, um adulto desesperado já tentava salvar a criança, quando o helicóptero Águia 01 avistou o pedido de ajuda e do alto lançou um TOMM (Tripulante Operacional Multimissão) ao mar, que rapidamente resgatou a menina.

Segundo o major da PM Jair Pereira de Sousa, que estava de co-piloto no Águia, a menina estava brincando com a família na água quando foi surpreendida pelas ondas.

“Para nós, é muito emocionante realizar este tipo de atendimento. Sentimento de dever cumprido ao salvar vidas”, destaca Jair Pereira de Sousa, lembrando que a guarnição do Águia é formada por pilotos e tripulantes multi-missão. Estes últimos são treinados para realizar resgates e salvamentos, além de atuarem como policiais militares. São sempre dois pilotos e dois tripulantes. O major conta, ainda, que já atendeu diversas ocorrências dessa mesma natureza durante o verão.

Alerta aos banhistas:

O major da PM Jair Pereira de Sousa destacou que as correntes de retorno têm causado muitos afogamentos em todo o litoral. Ela é responsável por quase 80% dos afogamentos. Nada mais é do que a água que vem do oceano através das ondas, chega à praia em grande volume e precisa retornar para o mar. Ela volta pelo caminho mais fácil e é justamente nesse trajeto que se encontra a corrente de retorno. Os banhistas precisam ficar atentos a este fato bem como às bandeiras de sinalização.