PL de Itajaí salva vereador preso pelo GAECO por rachadinha

O vereador Fábio Negão, do Partido Liberal (PL) de Itajaí, preso pelo GAECO no ano passado por prática de rachadinha e desvio de recursos públicos, foi salvo da cassação em votação na Câmara Municipal nesta terça-feira, 18 de abril. O relatório que recomendava a perda do mandato foi rejeitado devido ausência e abstenção de 6 parlamentares, que são membros da base do governo do prefeito Volnei Morastoni (MDB).

O voto decisivo que faltou e manteve o acusado no cargo foi do seu próprio partido, já que nenhum dos 24 suplentes do PL quis vir a sessão de cassação.

Fábio é acusado de exigir parte do salário de assessores e, inclusive, de indicados em cargos comissionados na Prefeitura de Itajaí. Outra acusação é a de usar uma associação cujo próprio irmão é presidente para desviar recursos do SEMASA, a companhia de água do Município, que eram enviados para fins sociais.

Constam nos autos que outro membro do Partido Liberal teria esquentado notas falsas para desvio de dinheiro. Grande parte dos envolvidos é ligado ao governo Morastoni. O relatório tinha vários áudios onde o parlamentar, inclusive, ameaçava pessoas de morte com “uma bala na cabeça”.