Operação Falta d’ Água é deflagrada em Navegantes

Na manhã desta quinta-feira (13), foi deflagrado pela 4ª Promotoria de Justiça de Navegantes, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), a operação ”Falta d’ Água”, que apura eventuais crimes de corrupção passiva e ativa, organização criminosa e lavagem de dinheiro praticados por agentes públicos e empresários ligados à Secretaria de Saneamento de Navegantes (SESAN), litoral Norte de Santa Catarina.

Foram cumpridos seis mandados de prisão temporária e 22 mandados de busca e apreensão. Imagem: Julio Bento Filho

Foram cumpridos seis mandados de prisão temporária sendo três em Navegantes, Curitiba (01), São José dos Pinhais/PR (01) e Brasília (01). Também já foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em Navegantes/SC, Penha/SC, Bombinhas/SC, Curitiba/PR, São José dos Pinhais/PR e Brasília/DF.

Segundo a Promotoria de Justiça, a população de Navegantes-SC vem sofrendo, há anos, com problemas de falta d’água e baixa qualidade da água fornecida pela SESAN. A investigação visa a confirmar indícios no sentido de que tem faltado um serviço de qualidade à população porque agentes públicos vinculados à Secretaria estariam prezando pelo recebimento de valores para si, deixando de lado a prestação de um bom e eficiente serviço público.

As decisões judiciais foram expedidas pela Vara Criminal de Navegantes, sendo que os mandados estão sendo cumpridos por aproximadamente 60 policiais. A operação conta o apoio do GAECO de Itajaí, de Blumenau, da Capital, de Lages, de Joinville, do Paraná e do Distrito Federal.

Em Navegantes, as três prisões que ocorreram foram em desfavor do secretário da SESAN Joab Bezerra duarte Filho, o então vereador e presidente da câmara (PSDB), Valmir Cesar Francisco (Chero) e o terceiro preso na operação foi o Humberto Galvez Junior, Diretor da SESAN.