Novo contrato com empresa de limpeza urbana em Navegantes é 250% maior que o anterior

Em meio a pandemia da Covid-19 o relatório divulgado pelo Observatório Social de Navegantes apontou que o prefeito de Navegantes Emílio Vieira (PP) já gastou, nos meses de março e abril, mais de 5 milhões através de contratações direta por dispensa de licitação, desse valor, o maior gasto (quase 4 milhões) foi para a contratação de empresa especializada em serviço de limpeza urbana (SANITARY), enquanto que para aquisição de materiais e equipamentos para o enfrentamento do coronavírus foi gasto menos de 900 mil.

Nessas duas dispensas realizadas a mesma empresa (SANITARY) venceu os 2 processos, justamente no tipo de serviço que deu origem a operação Cidade Limpa deflagrada no mês de novembro de 2019 pelo MPSC, que desarticulou uma organização criminosa atuante no setor de limpeza urbana de Navegantes.

A empresa SANITARY passou a executar o mesmo serviço da BEIJA FLOR logo após a operação Cidade Limpa e agora irá receber por um período de 180 dias o total de R$2.693.010,18. Em uma comparação direta com o contrato, disponível no site da transparência, contendo no extrato os mesmos serviços realizados pela empresa de Osvaldo Dias da Silva (BEIJA FLOR) pelo mesmo período de 180 dias achamos o valor de R$990.000, ou seja, parece que existiu um aumento exorbitante de mais de 250%.

O que chama a atenção é a demora para realização do processo de licitação, que deveria ter sido realizado logo após operação Cidade Limpa, durante o período do contrato emergencial de 90 dias.

Emilio optou por dispensar a licitação, valendo-se da situação de emergência, para um serviço com pouca ou nenhuma relação com a pandemia da Covid-19 e onde estranhamente contratou a mesma empresa SANITARY.

Para esclarecer e complementar essa matéria a redação do portal Abre Olho Notícias estará entrando hoje com pedido junto a prefeitura (Lei de acesso a informação) para obter cópia integral dos contratos aqui citados.