Mistério da “Pantera Negra” em Navegantes é solucionado: Era um Gato-Mourisco

O vídeo gravado em março deste ano que causou alvoroço em Navegantes ao mostrar a suposta aparição de uma “Pantera Negra” finalmente teve seu mistério resolvido. O animal na filmagem foi identificado como um gato-mourisco, um felino silvestre em alto risco de extinção. O gato-mourisco mede de 48 cm a 83 cm, com uma cauda de 27 cm a 59 cm, e pesa cerca de 3,7 quilos. Sua coloração varia entre preto, marrom, cinza, bege e marrom-avermelhado, e ele possui pernas pequenas e pupilas redondas.

Esse felino é normalmente solitário, embora possa ser visto em par ocasionalmente. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) classifica o gato-mourisco como uma espécie vulnerável à extinção, indicando um alto risco de desaparecimento. Essa classificação alerta para a necessidade de esforços de conservação para proteger essa espécie rara.

De acordo com o site Biodiversidade Brasileira, em 2019, estimava-se que havia entre 7 mil e 10 mil gatos-mouriscos no Brasil. A revelação sobre o verdadeiro animal no vídeo destaca a importância de proteger esses felinos ameaçados e aumentar a conscientização sobre a biodiversidade no país.