Uma boa notícia para os brasileiros, a conta de luz deve ficar mais barata neste mês de junho, onde a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou neste final de semana que o período será de bandeira verde, ou seja, sem a cobrança extra tradicional.
A cobrança com base na bandeira tarifária verde, será mais barata pois no final de maio e início de junho a incidência de chuvas no país foi grande, gerando uma produção de energia em larga escala, alimentando todo o cenário nacional. Junho normalmente é um mês mais seco, onde a bandeira geralmente é no mínimo amarela, porém a previsão hidrológica já está superando as expectativas.
As vazões que possibilitam a geração de energia devem ser históricas para o período, mantendo todas as hidrelétricas e seus reservatórios em pleno funcionamento.
BANDEIRAS NA CONTA DE LUZ
São quatro faixas de tarifas relacionadas a conta de luz. A cor verde, amarela, vermelha 1 e vermelha 2. Quando a conta de luz está na tarifa verde, ela acaba ficando isenta de qualquer custo adicional. Na maior parte do ano a bandeira para quem consome uma quantidade média de kwh acaba sendo amarela.
Agora em tempos de racionalização e para quem faz o consumo muito acima da média de kwh, acaba entrando na bandeira vermelha 1 ou vermelha 2, variando conforme a oferta e demanda.
Mas em junho a população brasileira pode ficar mais tranquila em relação a esta conta mensal.