Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Livro que conta a história de Navegantes será lançado nesta quarta-feira

Será lançado nesta quarta-feira (25), o segundo livro que conta a história de Navegantes. De autoria de Osório Gonçalves Vianna, “Navegantes e sua história” será lançado nesta quarta-feira, dia 25 de setembro, às 19h30, na Biblioteca Cruz e Sousa, com distribuição gratuita de 200 exemplares. Na ocasião, também vai ser apresentada uma gravação histórica de Osório Gonçalves Vianna.

O trabalho é o resultado incansável do autor, que buscou em arquivos públicos, jornais antigos, livros e moradores do município, os fatos mais marcantes da história de Navegantes. No livro, Vianna resgata os primeiros habitantes, a primeira igreja, a primeira escola, a emancipação político-administrativa em 1962 e o folclore navegantino.

A primeira edição da obra foi lançada no dia 9 de julho de 1975, na Igreja Matriz de Navegantes, sem a presença do autor. Osório Gonçalves Vianna faleceu no dia 16 de abril daquele ano. O livro só foi publicado graças à iniciativa da esposa Maria Jucelina Couto e de amigos. Vianna liderou o movimento de emancipação, que criou o município de Navegantes em 1962.

O livro “Navegantes e sua história” conta com o patrocínio do Edital Vilma Mafra de Incentivo à Cultura 2019 e será doado para as escolas púbicas de Navegantes.