JBS irá comandar o porto de Itajaí que segue parado desde de 2022

A confirmação de que a JBS assumirá temporariamente a operação do Porto de Itajaí trouxe uma reviravolta no mercado. A empresa Seara Alimentos, a gigante brasileira ficará encarregada do terminal em Santa Catarina, com um contrato de arrendamento provisório de dois anos. Essa medida visa evitar a inatividade do porto até a conclusão do leilão de concessão, programado para 2025.

Segundo o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a Seara planeja iniciar suas operações no porto entre julho e agosto. Ao mesmo tempo, o governo federal planeja lançar, no segundo semestre, o edital definitivo de concessão do Porto de Itajaí, com um prazo inicial de 34 anos, prorrogáveis por igual período. Portanto, embora a JBS assuma temporariamente, ela terá a oportunidade de competir no edital definitivo.

Desde o final de 2022, o Porto de Itajaí não movimenta contêineres, peças cruciais para sua operação, após o término do contrato de arrendamento com a APM Terminals. Tentativas anteriores de concessão não foram bem-sucedidas, culminando em um edital temporário que acabou nas mãos da Mada Araújo, que, por sua vez, não conseguiu retomar as operações.