GAECO do Rio Grande do Sul revela que doações estão sendo desviadas por pré-candidatos

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) está investigando um esquema de desvio de doações destinadas às vítimas das enchentes em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. As doações, que deveriam ajudar os afetados pela calamidade, foram desviadas por integrantes da Defesa Civil do município, segundo as denúncias recebidas.

A ação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MPRS foca em três membros da Defesa Civil que estão sendo investigados por apropriação indébita, peculato e associação criminosa. No sábado, dia 25, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em conexão com o caso, visando coletar provas e documentos relacionados aos crimes.

De acordo com o MPRS, a operação foi desencadeada após suspeitas de que os donativos estavam sendo desviados para beneficiar eleitores em potencial dos investigados. Pelo menos dois dos alvos da operação são identificados como pré-candidatos nas próximas eleições municipais, sugerindo um uso político dos recursos desviados.