CORONAVÍRUS: Em Itajaí vereadores da cidade propõe corte de 20% em seus salários

Em Itajaí os vereadores Robison Coelho (PSDB), Níkolas Reis (Podemos), Edson Lapa (PL), Rubens Angioletti (PSB), Otto Luiz Quintino Junior (PRB) e Roberto Rivelino da Cunha (PSDB) propuseram nesta terça-feira um corte de 20% nos próprios salários.

A proposta encaminhada prevê a mesma redução nos vencimentos do prefeito, do vice-prefeito e de todos os cargos comissionados do primeiro e segundo escalão do poder executivo e legislativo municipal, com exceção dos cargos nas áreas de saúde e segurança pública.

O objetivo é que os recursos economizados com a medida sejam aplicados no combate à pandemia do novo coronavírus. A medida proposta duraria seis meses.

Os vereadores também enviaram um documento em que solicitam à câmara dos Deputados e ao senado Federal que destinem todo o recurso disponível dos fundos eleitoral e partidário para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Todos os parlamentares que assinam o texto entendem que não há justificativa plausível para que R$ 2 bilhões fiquem à disposição dos partidos políticos para as eleições deste ano, enquanto deveriam estar disponíveis para incrementar as ações de prevenção e combate da pandemia.