Com voto da deputada federal de SC, Janones tem o processo de rachadinha arquivado

O arquivamento do processo de cassação contra o deputado André Janones, foi arquivado pelo Conselho de Ética da Câmara por uma margem de 12 votos a 5. Após o arquivamento, o deputado Janones partiu pra cima do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG).

A denúncia que originou o processo, apresentada pelo PL, acusava Janones de envolvimento em um esquema de desvio de recursos públicos através da prática conhecida como “rachadinha”. entre os deputados que votaram para o arquivamento, está da deputada catarinense, Ana Paula de Lima (PT-SC).

Entenda o caso:

A representação contra Janones foi apresentada após dois ex-assessores do parlamentar afirmarem que ele cobrava funcionários lotados em seu gabinete na Câmara a repassar parte dos seus salários. O caso também é investigado pela Polícia Federal.

Na denúncia em que Janones é acusado pelo ex-assessor, está anexado um áudio em que Fabricio conversa com outro ex-assessor de Janones, que alega precisar repassar quase R$ 5.000 do próprio salário, mensalmente, ao suposto esquema de rachadinha no gabinete do parlamentar. A verba seria usada para cobrir um rombo de R$ 675 mil nas contas pessoais do político, que afirma ter precisado vender casa e carro e usado o dinheiro da poupança e da previdência privada para bancar a corrida eleitoral.