Apreensão das amostras de coronavírus em Navegantes tiveram que ser liberadas

O assunto que tomou conta da região neste sábado (21), foi a apreensão de amostras de covid-19 que estavam em um veículo a caminho do aeroporto. O secretário de segurança Johnny Coelho foi quem fez a apreensão e junto com setor da saúde retiraram o material do veículo.

O laboratório responsável Hermes Pardini de Belo Horizonte, enviou o documento para as autoridades municipais, que teve que liberar o material apreendido. A preocupação da empresa foi de que tivessem de realizar as coletas novamente devido o manejo realizado na cidade.

Vejam a nota enviada pelo laboratório:

O transporte de amostras biológicas, entre elas aquelas para diagnosticar coronavírus, segue a regulamentação da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT 5232, classificado como categoria B.

  • Os materiais apreendidos estavam embalados de acordo com as devidas recomendações sanitárias, seguindo as instruções da norma de embalagem P650 – que exige três camadas de proteção.
  • O transporte de amostras do COVID-19 requer um ambiente refrigerado e não congelado. Por isso, utiliza-se gelo comum em vez de gelo seco.
  • Neste caso, não são exigidos veículos especiais ou identificados, nem Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo (EPI/EPC), uma vez que o motorista não tem contato com o material. As amostras chegam ao veículo lacradas e são colocadas pelos técnicos laboratoriais nas unidades de análise.
  • Destacamos que esta é uma logística diária que atende duas mil cidades em todo o País. Neste momento, como um dos poucos laboratórios credenciados para tal especificidade, o Hermes Pardini está oferecendo o teste Covid-19 para 500 hospitais no Brasil.
  • 6) Por fim, ressaltamos que é fundamental que os órgãos públicos tenham entendimento da legislação sanitária para que, juntos, possamos combater a pandemia do novo coronavírus. A empresa vem mantendo contato permanente com o Ministério da Saúde, bem como as secretarias estaduais, para ajustar procedimentos e poder atender a mais pacientes no menor tempo possível.