Depois de mais de seis meses de campanha, a bebê Antonella Garcia Cunha Moro, de Blumenau, diagnosticada com atrofia muscular espinhal (AME), embarcou para os Estados Unidos nesta terça-feira (4). Ela saiu de Navegantes em um avião particular pago por empresários e chegou a Guarulhos (SP) ainda durante a tarde. O voo de São Paulo saiu às 23h e a pequena chegou com a família à terra do Tio Sam na manhã desta quarta-feira (5).
A mobilização — que começou no município e ganhou repercussão nacional — arrecadou mais de R$ 11 milhões para a aplicação do Zolgensma, remédio que promete interromper a evolução da AME e garantir uma vida saudável à Antonella. A bebê embarcou junto com o o pai, Juliano, a mãe, Evelize, um fisioterapeuta do Rio de Janeiro e um médico de São Paulo que acompanham a menina desde o diagnóstico.
Antonella deve ficar mais de um mês nos Estados Unidos. Nesta primeira semana ela passará por uma bateria de exames, antes da aplicação do Zolgensma. Ela será internada no University Hospital Rainbow Babies & Children’s, unidade de saúde de Cleveland, no estado de Ohio, nos Estados Unidos. Só na segunda semana é que a pequena receberá o remédio milionário.
Se tudo correr conforme planejado, Antonella volta ao Brasil no início de março, onde iniciará uma nova fase na vida, com muita fisioterapia e acompanhamento de especialistas.
(fonte Santa)