Amputação da calda de baleia pode ter acontecido acidentalmente

Foi aberta uma investigação pelo Ibama e Polícia Federal para apurar o vídeo realizado por um pescador que mostra a amputação da calda de uma Baleia Jubarte que aconteceu neste sábado (23), no litoral de Santa Catarina.

De acordo com relatos recebidos, a baleia teria se enroscado acidentalmente nos cabos de aço da embarcação e que por esse motivo teve sua calda amputada. No vídeo os pescadores contam que por pouco a baleia não levou o barco a pique.

Mesmo que não tenha havido intencionalidade dos pescadores em ferir a baleia, eles irão responder judicialmente pelo ato.

“Provavelmente esse animal vai a óbito. O próprio vídeo mostrou um sangramento bem intenso”, explica o coordenador-geral do Projeto Baleia Jubarte, Eduardo Camargo. “Não temos notícia de baleias sem cauda que tenham sobrevivido, isso configura um crime ambiental”.

De acordo com o coordenador, pelo tamanho da cauda, a baleia do vídeo parece ser um animal jovem, de cerca de 20 toneladas e entre 10 e 12 metros de comprimento. Segundo ele, é difícil ter certeza se o indivíduo filmado seria capaz ou não de virar uma embarcação de grande porte como a do vídeo.