Acesse sua conta Entre com e-mail ou usando uma rede social.
Entrar / Cadastrar
ou continue com
20° Máx. 17° Mín., hoje em Navegantes

Itajaí corre contra o tempo e contrata estudo urgente para dragar rio e evitar novas enchentes

A prefeitura de Itajaí deu um passo importante para tentar frear os impactos das cheias ao contratar um estudo técnico para a dragagem do rio Itajaí-Mirim. O levantamento vai servir de base para um projeto executivo que pretende remover sedimentos acumulados e melhorar o escoamento da água.

O estudo é considerado essencial para viabilizar a futura obra, incluindo detalhes como volume a ser dragado, equipamentos necessários, custos e medidas ambientais. A área prevista contempla cerca de 14,2 quilômetros do leito do rio, passando por bairros como Itaipava, Cidade Nova e São Vicente.

Conteúdos em alta

A iniciativa surge diante do aumento das chuvas e do histórico de enchentes na cidade. Dados apontam que, nos últimos anos, Itajaí enfrentou diversos eventos de inundação, alguns com decretos de emergência, afetando principalmente regiões ribeirinhas e áreas mais baixas.

Com a dragagem, a expectativa é reduzir o risco de novos alagamentos e minimizar os impactos de eventos climáticos cada vez mais intensos. A obra faz parte de um conjunto de ações preventivas para aumentar a capacidade do rio e proteger a população diante de cenários climáticos mais extremos.

Deixe um comentário