FOTO: DIVULGAÇÃO
A Prefeitura de Balneário Camboriú realizou, entre quinta (13) e sexta-feira (14), as primeiras internações involuntárias de pessoas em situação de rua após retomar oficialmente esse tipo de medida. Segundo o município, a ação envolveu equipes de Assistência Social, Saúde e Segurança, e só foi possível após a liberação de vagas em uma clínica credenciada. Dois homens considerados casos de alta prioridade foram internados: um de 41 anos, com histórico de dependência e comportamento agressivo, e outro de 38 anos, acompanhado desde 2017 e apontado como resistente ao tratamento e envolvido em pequenos conflitos na região central.
Conteúdos em alta
A administração municipal afirma que o objetivo é proteger vidas e garantir ordem nos espaços públicos. A prefeita Juliana Pavan destacou que a internação involuntária é tratada como último recurso, usada apenas quando a pessoa perde a capacidade de autocuidado e apresenta risco para si ou para terceiros. Já o secretário de Assistência Social, Omar Tomalih, afirma que muitos dos atendidos vivem há anos em condições degradantes e que a medida busca oferecer tratamento adequado aliado à segurança da população.
As internações estavam suspensas desde que denúncias de abusos em abordagens anteriores levaram o Ministério Público de Santa Catarina a abrir uma investigação. Após meses de diálogo, Prefeitura e MPSC firmaram um acordo com novas regras, incluindo fiscalização rígida, parecer técnico obrigatório, comunicação ao Ministério Público e garantia de direitos dos internados.
Com a retomada do modelo, a prefeitura afirma que novas internações poderão ser feitas sempre que houver risco extremo ou incapacidade total de autocuidado. O município destaca que a intenção é oferecer tratamento a quem não consegue pedir ajuda, ao mesmo tempo em que reforça a sensação de segurança em áreas que vinham registrando reclamações constantes.


14/11/2025