Foto: Secom
Motoristas que estacionam em Itajaí têm enfrentado dificuldades com os parquímetros do sistema rotativo. Os equipamentos, em vários pontos da cidade, recusam moedas, travam durante o processo ou não emitem o tíquete de pagamento, gerando incerteza e risco de multa.
Conteúdos em alta
O pastor Anderson Roedel relata que tentou diversas vezes pagar com moedas, sem sucesso. “Quando finalmente aceitou, não saiu nada. Aí a gente fica na dúvida se vale ou não”, afirma. Testes feitos pela reportagem também constataram falhas em equipamentos da região central, como próximo à Igreja Matriz, onde moedas foram recusadas repetidamente.
A gerente do rotativo, Adriele Pereira, admite os problemas, mas destaca o mau uso como fator recorrente. “Muitas vezes o usuário aperta os botões rapidamente ou insere a moeda antes do tempo, e isso causa erro”, diz. A Codetran garante que há vistorias diárias e que falhas podem ser justificadas para evitar multas. “Se o equipamento estiver fora do ar, o usuário pode relatar que tentou pagar”, afirma o coordenador Leandro Ferreira.
Apesar disso, os transtornos seguem. A orientação é usar o aplicativo, considerado mais confiável e com opção de renovação à distância. Denúncias de falhas podem ser feitas com fotos, vídeos ou mensagens de texto diretamente à empresa.


29/07/2025