Santa Catarina enfrentará volume de chuva acima da média em setembro

Em setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que o sul do Brasil, incluindo Santa Catarina e Rio Grande do Sul, enfrentará um volume de chuva acima da média. A previsão também abrange a faixa norte da região Norte, sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Já para outras áreas, como o Centro-Oeste, Sudeste, sul da região Norte, interior do Nordeste e oeste do Paraná, as chuvas deverão ficar próximas ou abaixo da média. A persistência de massas de ar seco pode diminuir a umidade relativa do ar, favorecendo o aumento de queimadas e agravando doenças respiratórias.

Em relação às temperaturas, o Inmet indica que devem permanecer acima da média na maior parte do país, especialmente no sul. Em áreas de maior altitude das regiões Sul e Sudeste, é esperada uma redução nas temperaturas mínimas, podendo ficar próximas ou abaixo de 12ºC. Em Itajaí, por exemplo, a temperatura média para setembro é de 18,9ºC.

O climatologista Sergey Araújo, da Univali, destaca que setembro é uma estação de transição, com características de inverno no início e de verão na segunda metade. A primavera astronômica começa no dia 22, às 9h44, e, até lá, as condições ainda podem refletir o clima do inverno. Anomalias de até 50 mm de chuva podem ocorrer após o dia 15, mas isso dependerá da evolução das condições meteorológicas.